O “Crer com as Mãos” nasceu do sonho e da necessidade de um trabalho que contribuísse para o sucesso escolar de crianças e adolescentes que integravam os grupos familiares dos bairros de São Benedito, Bairro da Penha e Itararé, em Vitória/ES.

Em 1995, quando alguns paroquianos, visando apoiar crianças e adolescentes que tomavam conta de carros estacionados na rua em frente da Matriz, iniciou um projeto que, refletindo sobre o lema da CF 87 “Quem acolhe o menor, a mim acolhe”  baseado na epístola de São Tiago (Tg 2,18: “com minhas obras lhe mostrarei a minha fé!”), foi denominado Crer com as Mãos, por sugestão de Frei Romualdo, na época vigário da Paróquia. A concretização desse sonho toma vulto maior, a partir da construção do Centro Social Educativo Santa Rita de Cássia, numa parceria com o Instituto C&A de Desenvolvimento Social e com a Aracruz Celulose, em um terreno doado pela Sociedade Vicentina do Brasil.

A partir daí, desenvolveu-se o Programa Crer com as Mãos, que atende 250 crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas. Desenvolve uma proposta artístico-pedagógica, tendo a Educação para o Desenvolvimento Humano pela Via da Arte como suporte teórico, e competências pessoais, relacionais, produtivas e cognitivas, como eixo estruturante. Além do trabalho com as linguagens artísticas, o Programa oferece acompanhamento institucional, escolar e familiar e oportunidades educativas em arte.

Seu maior objetivo é contribuir para a participação do educando na sociedade como cidadão e profissional. Acredita ser essa uma estratégia adequada para o seu desenvolvimento ético e estético e para seu sucesso no desenvolvimento integral como pessoa.

Utilizando componentes formativos, como teatro, música, dança, apoio escolar, sala de leitura, o Programa contribui para a transformação do potencial dos educandos em suportes para vencerem desafios da vida contemporânea, na concretização do ideal de sociedade e de pessoa.

Trabalha com a proposta de educação pela via da arte através de ações complementares à escola, oferecendo oportunidades educativas aos educandos e a formação em desenvolvimento humano para pais e educadores. O maior desafio do Programa Crer com as Mãos é diminuir a desigualdade social que caracteriza a região na qual atua e transformar essa realidade. Acreditamos que aquilo que uma pessoa se torna ao longo da vida depende de duas coisas: das oportunidades que teve e das escolhas que fez. Além do acesso às oportunidades, as pessoas precisam ser preparadas para fazer escolhas. O Programa busca propiciar essas oportunidades e preparar os educandos para que saibam fazer essas escolhas.

 

Projetos desenvolvidos no Programa:

1 Arte e Cidadania:

Tecendo Redes, contribui para o desenvolvimento de potenciais de crianças e adolescentes construindo e oferecendo um itinerário formativo em arte (teatro, música, dança, apoio escolar e sala de leitura) que favoreça o exercício do ser, conviver, fazer e conhecer.

Pequenos Talentos, em parceria com a ACES, busca promover a democratização do acesso à dança clássica para crianças e adolescentes, utilizando-a como um meio para promoção do desenvolvimento social em bairros periféricos da Grande Vitória

 

2 Coral Cantando e Encantando

Busca o acesso à musicalização para crianças e adolescentes.

Ainda temos parceria com a EMEF Ceciliano Abel de Almeida, onde alguns alunos da escola têm a oportunidade educativa de aprender coral e dança de salão com educadores do projeto, que vão até à escola.

 

3 Sala de Leitura – Recanto dos Sonhos Literários

Possibilita o acesso de crianças, adolescentes, jovens e adultos aos livros, revistas e periódicos, fazendo da leitura um ato de prazer.

Além dos projetos descritos, há no Programa uma atenção especial com:

4 Atendimento Individualizado: Contribui para melhor integração entre educando, família, escola e comunidade, através de atendimentos específicos, a partir da demanda apresentada pelo educando, educadores ou por seus familiares.

5 Formação Continuada/Planejamento Integrado: Possibilita o conhecimento e discussões em torno dos princípios e conceitos do Programa Educação para o Desenvolvimento Humano pela Arte e planejamento de atividades à serem executadas por todos do Programa.

 

Telefone: 3215-0978 / 9849-9508

E-mail: crercomasmaos@secri.org.br