O Programa Juventude trabalha com adolescentes e jovens na faixa etária dos 15 aos 29 anos, contribuindo na construção e resignificação do projeto de vida de cada um.

O Programa Juventude tem como objetivo contribuir para a construção de projetos de vida de adolescentes e jovens com idade entre 15 e 29 anos, ampliando o acesso às oportunidades de capacitação profissional e inserção no mercado de trabalho.

As ações do Programa são realizadas a partir dos seguintes grupos:

Escuta Psicossocial

Espaço de escuta que visa além do acolhimento inicial, a diminuição das ansiedades e tensões que envolvem e surgem na construção de seus projetos de vida, como uma forma de entender a adolescência e juventude enquanto etapa fundamental do ciclo existencial do ser humano.

Vivendo e Aprendendo

Encontros semanais com adolescentes na faixa etária dos 12 aos 17 anos com ações coletivas objetivando o desenvolvimento do autoconhecimento, consciência crítica, participação comunitária, esclarecimento sobre saúde e sexualidade, e planejamento para o mercado de trabalho.

Inclusão digital

Ações que possibilitem a inclusão social de adolescentes, jovens e adultos excluídos digitalmente, utilizando as tecnologias da informação como instrumento de construção e exercício da cidadania.

Grupos de Mães Jovens

Encontros quinzenais objetivando contribuir para o desenvolvimento do potencial humano das mães adolescentes e jovens, construindo e

oferecendo um projeto de vida que favoreça o exercício do ser, conviver, fazer e conhecer. Dois grupos são desenvolvidos sendo: Adolescer Mãe (até 18 anos de idade) e Multiplicando Saberes (19 a 29 anos).

Empregabilidade

Ações de capacitação profissional e desenvolvimento pessoal e social de adolescentes, jovens e adultos para a inserção no mercado de trabalho nas modalidades de “adolescente aprendiz”, estagio (nível médio) e trabalho formal.

Oficinas Culturais

Oferecimento de atividades culturais que visam contribuir para o desenvolvimento do potencial humano de adolescentes e jovens, por meio de oficinas artístico-culturais, acreditando que cada indivíduo é agente de transformação pessoal e da comunidade em que vive.

 

O Programa Juventude busca realizar suas ações alinhado à política de proteção ao adolescente e jovem juntamente com outras metodologias e políticas publicas, realizando o diálogo constante com os serviços públicos e privados dispostos no entorno da entidade, tendo como parceiros principais:

  • CIEE – Centro de Integração Empresa Escola
  • Fórum de Desenvolvimento Local Bem Maior
  • CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Roberto Vieira Gomes
  • Rede Juventude
  • Unidade de Saúde da Família de Consolação
  • CESAM – Centro Salesiano do Adolescente Trabalhador
  • CDP – Gestão em Recursos Humanos
  • CDI – Comitê de Democratização da Informática
  • Faculdade Católica Salesiana e Selecta – Instituto de Psicologia.

 

Todas as atividades realizadas contam com patrocínio da EDP, empresa do Grupo EDP Energias de Portugal, com apoio do Instituto EDP aprovado por meio de seleção publica de projetos sociais, Instituto Unimed e Fundação Itaú Social ambos por meio de recursos dedutíveis de imposto de renda

 

Curta a página do Juventude no Facebook

Informações

Fone: (27) 3225-3126

e-mail: juventude@secri.org.br