O Programa de Estruturação Familiar (PEF) é mais uma ação desenvolvida pelo SECRI visando contribuir na transformação, mobilização e inclusão social (nas políticas de educação, saúde e demais direitos civis e sociais) de famílias em situação de vulnerabilidade social.  O principal objetivo do PEF é prestar atendimento psicossocial às famílias das comunidades de São Benedito, Bairro da Penha, Itararé e adjacências, visando sua participação nas ações de cunho público e/ou privado operacionalizado pela rede socioassistencial da região, buscando sua reflexão e co-responsabilidade no processo de formação da cidadania e da autonomia familiar.

“A vida como o mais básico dos valores. Todo ser humano nasce com potenciais e tem o direito de desenvolvê-los.”

O PEF tem como objetivo prestar atendimento integral a cerca de 750 famílias da comunidade e suas 150 crianças, de 4 a 6 anos, assim como àquelas que participam de algum programa do SECRI. O trabalho é realizado por uma equipe multidisciplinar, formada por Assistentes Sociais, Nutricionista, Psicólogo e Pedagoga, além dos recreadores e estagiários, que auxiliam nas ações do Programa.

O atendimento acontece inicialmente com a solicitação de comparecimento das famílias e/ou respectivos membros, a partir das necessidades apontadas. Os profissionais do Programa fazem a triagem, a entrevista e o acompanhamento desses casos. A intervenção ocorre em função da emergência das situações trazidas pelos responsáveis. Em seguida, as orientações ou os encaminhamentos são realizados mediante a necessidade mais imediata apontada no momento do atendimento.

Neste Programa são desenvolvidos os seguintes Projetos:

Brincarte

O Projeto atende crianças de 4 a 6 anos com ações socioeducativas, recreativas, esportivas e culturais, em horário complementar aos CMEIs. O Projeto, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), tem capacidade para atender a 150 crianças, sendo 75 em cada turno. O deslocamento dos CMEIs ao Brincarte é feito por meio de transporte cedido pela própria PMV.

 

Projeto Ser Cidadão

Agente de promoção das famílias despertando nelas a  consciência crítica cidadã, motivando a busca do agir diante da vida pessoal, social e produtiva Permitindo aos grupos familiares o acesso ao serviço de toda rede assistencial do município;

São desenvolvidas as seguintes ações:

* GOASF- Grupo de Apoio Socio-Familiar : será destinado aos grupos familiares que possuem educandos e/ou que sejam beneficiários dos programas de atuação do SECRI, como também aqueles que se encontrarem nos demais critérios de inserção e atendimento. Sendo os mesmos subdivididos em grupos, a serem trabalhados regularmente, a partir de uma metodologia interdisciplinar que contemple ações e discussões que favoreçam a promoção familiar.

TEIA: De acordo com a proposta deste Projeto, é oferecido atendimento social aos residentes nas áreas de abrangência do SECRI encaminhados por organizações, instituições, programas e/ou projetos que compõem a rede social deste Município.

Atendimento Comunitário: O Projeto atende a todos os que buscam informações e/ou orientações pertinentes ao serviço de cunho social ou jurídico que cabem ou não ao Serviço Social do SECRI.

Programas em Ações: Em função deste Projeto, o Serviço Social do SECRI se dispõe a intervir em questões identificadas pelos programas ligados à Entidade, buscando interlocução entre técnicos e assistentes sociais, possibilitando assim mais qualidade e expansão do atendimento aos grupos familiares.

 

Telefone: (27) 3315-4359 / 9849-9507

E-mail: coordenacaopef@secri.org.br | pef@secri.org.br